20/04/2008

Novos jardins

O verde domina o Salão Satélite de Milão. Começa na cor do guia impresso e no texto de apresentação da curadora Marva Griffin Wilshire, que saúda idéias, projetos e protótipos ligados à ecologia e à idéia de sustentabilidade.

A variação de pegadas ecológicas é enorme. Há os projetos dedicados ao cultivo de plantas, à reciclagem e também há espaço para os mais poéticos, como este projeto da toalha cultivável, o New Gardens.

.

Com sementes de ervas e flores que formam o desenho de flor, a toalha se transforma em jardim, à medida do uso. "Iinfelizmente, devido ao clima e à luz artificiais do Salão, as sementes ainda não começaram a germinar", disse sua criadora, Rosalie van Velsen, da Willem De Kooning Akademie, escola holandesa de Arte e Design.

Mara Gama às 04h38

Máquina de Morar

Small Factories é um grupo de design inglês que faz projetos gráficos, mobiliário, instalações e comunicação visual. Para o Salão Satélite, o coletivo brinca com o uso inesperado que se faz dos elementos da casa nessa série de canos-cabides.

Mara Gama às 04h21

Sentar e brincar

Objetos que se relacionam e complementam são o tema de Eiry Rock, que está presente no Salão Satélite de Milão.

Premiada com o Designer of the year 2007 e apresentada na mostra 100% Design, em setembro de 2007, em Londres, a cadeira-caixa (Box chair/ child´s chair) é formada por duas peças que se encaixam e separadas oferecem assentos para adulto (55cm) e criança (30cm) em um objeto lúdico.

Outra peça de Rock é a cadeira mais alta apoiada sobre uma cadeirinha pivotante, que roda 360 graus. A cadeirinha pequena funciona como o pé da cadeira grande e pode ser recolhida quando não está em uso.

As duas oferecem assentos para adulto e criança em alturas diferentes e a pequena pode funcionar como escada para a grande ou descanso de pé.

Mara Gama às 04h04
Veja todos os posts
Perfil

Mara Gama é jornalista com especialização em design.

Perfil