06/06/2008

Perspectivas do Design

Segunda, dia 9 de junho, acontece o útlimo encontro do curso Rumos e Perspectivas do Design, com a jornalista e curadora especializada em design Adélia Borges, na Escola São Paulo. O curso começou em maio, mas é possível fazer aula avulsa.

Adélia Borges foi diretora da Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, editou a revista "Design & Interiores", foi colunista da "Gazeta Mercantil" e curadora de mostras como “Uma História do Sentar”, no Museu Oscar Niemeyer, “Kumuro, Bancos Icolunistandígenas da Amazônia”, no Carreau du Temple, em Paris. Entre seus livros estão “Designer não é Personal Trainer” e "Sergio Rodrigues". 

A Escola São Paulo fica na rua Augusta, 2239. Mais informações no site.

Mara Gama às 23h16

05/06/2008

Prêmio Objeto Brasileiro

Até 30 de junho, estão abertas as inscrições para o Prêmio Objeto Brasileiro organizado pela Casa, museu do objeto brasileiro (www.acasa.org.br).

O prêmio pretende ser bienal.

Segundo os organizadores, o objetivo é destacar produção artesanal e design contemporâneo nas categorias: Objeto de Produção Autoral, Objeto de Produção Coletiva, Ação Sócio-Ambiental e Novos Projetos. Os prêmios vão de R$ 2 mil, para novos projetos, até R$ 10 mil, ara 1 lugar em Ação sócio-ambiental.

Regulamento e ficha de inscrição estão no site

Mara Gama às 22h39

Designers de interiores fazem congresso

De 11 a 13 de junho os designers de interiores se reúnem em São Paulo para discutir modelos de atuação profissional, administração, ética profissional, marketing, direitos do consumidor, contratos e design para a era digital no Conad, Congresso Nacional de Design de Interiores.

Representantes de associações de designers da Itália, da Argentina e da Holanda participam do debate de abertura.

O evento será realizado na Câmara Americana de Comércio, da rua da Paz, 1431. Mais informações no site

Mara Gama às 22h23

03/06/2008

Conversa de Salão

Nesta quarta, dia 4, 20h30, conversa sobre os Salões de Milão na loja-ateliê Ovo. Fica na rua Gomes de Carvalho, 830. Apareça! 

Mara Gama às 16h23

Reparação poética da natureza

 

Fica em cartaz até 26 de junho, na galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, a exposição "Abracadárvore", da artista portuguesa Gabriela Albergaria.  A foto acima, de Thiago Felix, mostra a exposição.

Gabriela participou do Programa de Residências Artísticas do Museu de Arte Moderna (MAM) de Salvador, Bahia. A artista fez um workshop em maio com 20 estudantes do Colégio Ipiranga, sobre as técnicas que usa em seu trabalho de "recomposição de árvores", uma montagem mecânica com partes de árvores distintas.

Formada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal, fez residências artísticas em Paris e Berlim e já fez exposições em São Paulo, no Canadá e na Espanha.

 

Mara Gama às 16h20

02/06/2008

Energia solar em múltiplas formas


Até 29 de junho o Sesc Vila Mariana exibe "Made in Germany - Arquitetura + Ecologia", organizada pelo Goethe Institut. Na foto abaixo, o condomínio "Am Schlieberg", em Freiburg, da Rolf Disch Arquitetos, com placas dispostas de forma a possiblitar captação diferenciada de energia nos meses de inverno e verão.

Com painéis fotográficos e maquetes, são mostrados projetos representativos da arquitetura alemã que demonstram preocupação programática com o uso de energia. Na foto abaixo, O edifício da GSW, em Berlim, da Sauerbruch Hutton arquiteto, que faz bom uso da insolação natural e protege o interior com painéis coloridos.

Economia de energia de fontes não-renováveis, aproveitamento e potencializaão do uso de placas de captação de energia solar e uso adequado da insolação natural são os aspectos mais destacados, em formas variadas. Na foto abaixo, a casa R 128, em Stuttgart, da Werner Sobek engenheiros.

O Sesc Vila Mariana fica na rua Pelotas, 141, tel. 11 50803000

Mara Gama às 17h43
Veja todos os posts
Perfil

Mara Gama é jornalista com especialização em design.

Perfil