04/09/2008

Mar de Arquitetura

O prestigioso AAA (American Architecture Awards) premia anualmente escritórios de arquitetura sediados nos EUA. Um dos 66 premiados deste ano, anunciados no último dia 31 de agosto, foi o escritório Smith-miller + Hawkinson, com o projeto do novo Aquário de Nova York.

Projetado para Coney Island, tem formas orgânicas e sinuosas e uma estrutura que combina vários programas de uso público.

Inspirado na paisagem "vernacular" de praia, o projeto se divide em duas grandes estruturas: Sandscape (uma duna artificial)  e Wavefence (muro ou muralha de onda, em tradução livre).

A duna artificial será composta de uma combinação de areia e material reciclado.

Nas suas margens ficará uma grande passarela que conecta o aquário ao metrô, à praia, ao mar e a um futuro terminal de ferry boat já planejado.

Numa das fendas da duna ficará uma área para transmissões online e projeções de imagens captadas no próprio aquário.

A Wavefence cria uma unidade visual entre o aquário e seus arredores. Ao longo de sua forma ondulada, abriga nichos com espaços para usos diversos, como um jardim vertical e um mirante para ver o interior do aquário.

A promessa, digamos, poética, do projeto é a iluminação. À noite, dispositivos fotoluminosos que captaram a energia solar durante o dia criarão uma atmosfera imersiva, dando a ilusão de que se está em alto mar.

 

Mara Gama às 08h59

Azumi na 100% Design Londres

Já em produção pela Innermost, os castiçais Ribbon, de Shin Azumi, têm lançamento programado para a mostra 100% Design de Londres, de 18 a 21 de setembro. Os objetos já tinham aparecido como protótipo nas Feiras de Milão, em abril deste ano.

Segundo a Innermost, o ciclo de produção dos castiçais tem quase zero de resíduo. Se uma peça não dá certo, volta para a "massa", assim como os restos dos polimentos. Do pó ao pó, nada se perde.

Fundada em 1999 por Steve Jones e Russel Cameron, a Innermost é uma empresa londrina que representa designers de 12 nacionalidades e tem distribuição de produtos em 32 países.

Além de Shin Azumi, estão no time da Innermost os designers feras Michael Young e Anthony Dickens.

Mara Gama às 23h59

01/09/2008

CREA lança cartilha sobre preservação de patrimônio


No próximo dia 4, será lançada em São Paulo, na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), a cartilha "Patrimônio Histórico: como e por que preservar", preparada pelo grupo de trabalho Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Conselho Regional de São Paulo, o CREA/SP.

A cartilha trata da preservação de bens arquitetônicos, urbanos e paisagísticos. Feita em formato de perguntas e respostas, se dirige a instituições de ensino, estudantes, pesquisadores e técnicos envolvidos com as questões urbanas.

Lançamento: 4 de setembro de 2008, 20h
Local: IAB/SP - rua Bento Freitas, 306

Mara Gama às 20h29
Veja todos os posts
Perfil

Mara Gama é jornalista com especialização em design.

Perfil