23/10/2008

Bienal de Design faz votação na Web


A 2ª Bienal Brasileira de Design organizou uma votação online para eleger as peças de destaque da mostra, que se realiza em Brasília desde o último dia 8, no Museu Nacional.


Cada internauta pode votar em três objetos ou utensílios. É necessário preencher um cadastro antes.


O resultado da enquete deve ser anunciado no término da exposição, em 5 de novembro.

Mara Gama às 22h47

Decio Tozzi ganha prêmio de arquitetura sacra

O arquiteto paulistano Decio Tozzi, autor, entre outros trabalhos, do projeto do Parque Villa-Lobos, em São Paulo, foi um dos premiados pela Fundação Frate Sole, organizadora do Prêmio Internacional de Arquitetura Sacra, com a Capela da Fazenda Veneza, em Valinhos (SP).

 


Inaugurada em 2003, a capela foi premiada também na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires e pela Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), em 2004.


Com uma cobertura curva e a cruz vermelha implantada na água, a capela, segundo Tozzi, é uma catedral da natureza.

  
Em texto que divulgou o prêmio para as publicações especializadas, o arquiteto explica o projeto:
 

"Dois elementos plásticos assinalam um lugar na paisagem. A cobertura curva - Abrigo do Homem e a Cruz de Cristo. Essa delicada relação gera um espaço na paisagem de beira lago -um vazio que desenha o pequeno templo. Configura-se, entre o abrigo e a cruz, a fluida sucessão espacial que sugere o programa litúrgico da capela - o átrio, o batistério, a nave inclinada, o altar e a abside que se confunde com o lago. O espaço da capela é o espaço da natureza!"

 

O prêmio de Arquitetura Sacra da Fundação Frate Sole acontece a cada quatro anos e é patrocinado pelo Vaticano. Dos 250 projetos selecionados, seis foram premiados. A capela de Tozzi ficou em segundo lugar, com mais dois projetos de outros arquitetos. O arquiteto John Pawson recebeu o primeiro prêmio, com o projeto abaixo, para a região da Boemia.

 

 

Mara Gama às 22h19

22/10/2008

Karim Rashid em São Paulo

 

Começa nesta quinta, 23, em São Paulo, mostra com cerca de 60 obras do multidesigner Karim Rashid, 48. O próprio designer é responsável pelo projeto da mostra, que tem curadoria de Albrecht Bangert.

Mobiliário, objetos e embalagens fazem parte da exposição.

 

A exposição Karim Rashid - Arte e Design num Mundo Global, tem abertura quinta,  23 de outubro, às 20h. A mostra fica até 4 de janeiro de 2009, com visitação de terça a domingo, das 11h às 20h, no Instituto Tomie Ohtake - av. Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo.

Rashid também participa do Boom SP Design, um fórum Internacional de discussão sobre a influência do design em novas formas de consumo e comportamento e seus impactos na arquitetura e na arte.

O fórum acontece no Shopping Iguatemi, em São Paulo, e participam Todd Bracher, Greg Foley, Arne Quinze, Brent White, Ricardo Ohtake, Chico Bicalho, Bialice Duarte, Andre Cruz e Mauricio Queiroz.


 

 


 

Mara Gama às 21h11

21/10/2008

Os ós da Pororoca

 

Nesta quarta, 22, na livraria Argumento do Leblon, no Rio, acontece o lançamento da revista Pororoca, nova publicação totalmente dedicada à Amazônia. A revista foi lançada na terça passada em São Paulo.

Com periodicidade trimestral e com edição bilíngüe, a revista tem reportagens sobre viagem, fotografia, ecologia, literatura e gastronomia.

Muito bem produzida, tem projeto dos fotógrafos Rogério Assis e Everton Ballardin, da jornalista Teté Martinho e do designer Daniel Trench.

Trench é professor do curso de graduação em design visual da ESPM e mestre em poéticas visuais pela ECA-USP, é o responsável também pela identidade visual do Museu de Arte Moderna da Bahia.

A pedido do BlogDesign, ele fez esta animação aqui acima, com o logotipo da revista, e explicou a idéia que norteou o projeto gráfico do logo e de toda a concepção da revista. Fala o Daniel Trench:

"O logotipo busca traduzir tipograficamente o fenômeno que dá título à publicação. Com o aumento gradual no peso dos caracteres é construída, esquematicamente, a idéia de deslocamento de energia -o princípio básico que move a onda rio adentro. Essa construção também tira partido da sonoridade particular da palavra de origem indígena, na medida que o destaque visual dos "O"s sublinha a cadência fonética desse quase trava-línguas.

E essa assinatura também ecoa nas páginas internas. Fragmentos do logotipo são destacados e se desdobram em estruturas que reforçam a identidade visual da revista. Os "O"s isolados e agrupados servem tanto de retícula para a construção das imagens que demarcam a abertura de cada um dos eixos temáticos da revista, quanto de estrutura organizadora das informações textuais e imagéticas (grid) dos glossários. E é de um desses "O"s, agora solitário, a função de marcar (como num grande ponto final) o fim de cada um dos textos da publicação"

A Livraria Argumento fica na rua Dias Ferreira, 417, Leblon, no Rio. A Pororoca custa R$ 25. 

Mara Gama às 22h37
Veja todos os posts
Perfil

Mara Gama é jornalista com especialização em design.

Perfil