27/04/2009

O artificial das novas peças dos Campana

A Edra, casa que edita os produtos dos irmãos Campana na Itália, tem sempre estandes supervisitados, lúdicos, com iluminação dosada para um clima de diversão, boate.

Este ano o espaço brilhou ainda mais.

A nova coleção dos Campana está repleta de espelhos, tecidos e materiais que se afirmam como ultra-artificiais, metálicos.

A mesa "Brasilia" tem novas cores fortes.   Um "espelho" de colocar na parede é todo feito de espelhos amarrados.

Há um novo aparador todo feito com espelhos coloridos e recortados.

 

As cadeiras que eram feitas de couro e tinham um toque manual foram transformadas e ficaram com cara de vinil, verniz, plástico.

E o sofá alienígena em versão multicolorida ou pink desbotada

Mara Gama às 10h08

Elogio ao LED

 

O designer Enzo Catellani define os LEDs (Light Emitting Diodes, diodos de emissão luminosa) como "luzes ecológicas", porque diminuem as emissões de CO2 a 1/5, economizam energia, não têm manutenção e têm duração de cerca de 70 mil horas, contra 2 mil horas de uma lâmpada halógena e mil horas de uma incandescente.

 

Catellani apresentou durante a Euroluce 2009, salão de iluminação de Milão, uma coleção que define como "zen, meditativa e relaxante, que abaixa a tensão no ambiente por ela iluminado".

 

São delicadas as luminárias. Hastes, fios e interruptores finíssimos e discretos.  Aqui as luminárias "Magic", "Uau" e "WaWa".

 

 

Mara Gama às 09h33

Multidesigners da Flos

 

Os multidesigners Antonio Citerio, Patricia Urquiola e Marcel Wanders assinam a coleção de luminárias externas que a empresa Flos, uma das maiores do ramo de iluminação, lançou durante os salões de design em Milão este ano.

"Belvedere", de Antonio Citerio, no estande da Flos no salão Euroluce de Milão, 2009

"Belvedere Round", de Antonio Citerio, no estande da Flos no salão Euroluce de Milão, 2009


Citério, 59, arquiteto, produz para marcas como B&B Italia, Flexform, Guzzini, Kartell, Vitra, Littalia. Tem objetos de sua criação nas coleções do Pompidou, na França, no Museu de Arquitetura de Chicago e no Moma de Nova York, e é professor de arquitetura na universidade.

A espanhola radicada na Italia Patricia Urquiola, 48, terminou sua formação no Politécnico de Milão, foi aluna de Acquille Castiglioni, e produz hoje para Agape, Alessi, Biscazza, Driade, Moroso, Kartell, Foscarini, MDF Italia.

"Wallflower", de Marcel Wanders

Marcel Wanders também é polivalente, multidisicplinar, e atuando em design e arquitetura. Produz para Cappellini, Boffi, Poliform, Moroso e é um dos fundadores da Mooi.


Detalhe da "Wallflower", de Marcel Wanders

Mara Gama às 08h50

Esculturas orgânicas e fluidas da Artemide

A Artemide é uma das maiores empresas no mundo da iluminação. Faturou 127 milhões de Euros em 2008 (9,1% a mais que em 2007).

"Genesys", de Zaha Hadid


Tinindo de branco, a estande da empresa na Euroluce, salão de iluminação que termina nesta segunda aqui em Milão, era das mais estreladas. Numa das entradas do espaço, a escultural peça da arquiteta Zaha Hadid, "Genesys", de 1,95 m de altura. A luminária de pé evoca a memória dos desenhos e mobiliário urbano art nouveau e ao mesmo tempo é claramente futurista, fruto de projeto da era da moldabilidade de materiais.

"Cosmic Leaf" de Ross Lovegrove


Em outro ambiente, as formas cósmicas de Ross Lovegrove :  "Cosmic Leaf" (a de pé mede 1,92m), "Cosmic Ocean" e "Cosmic Angel".  Lovegrove diz que sua criações são fruto da pesquisa contínua sobre formas líquidas, sobre algoritmos digitais e o processo de contemporâneo de produção e criação diretamente pelo software.

"Doride", de Karim Hashid


"Doride", de Karim Hashid, também com uma versão de pé, com haste longa (1,60m a 2,20m). Hashid a definiu como um gesto fluido, "uma peça zoomórfica, uma natureza digital".

Mara Gama às 07h59

Lumini na Euroluce

 

A brasileira Lumini tem estande na Euroluce, o salão dedicado à Iluminação, que termina nesta segunda, 27, aqui em Milão.

O designer Fernando Prado, multipremiado no Brasil e em grandes prêmios internacionais como o IF, deu plantão no estande criado pelo cenógrafo Felipe Crescenti.

Prado apresentou a nova integrante da "família Bossa", a mini bossa, de 192 mm de diâmetro, feita "por sugestão de um cliente que encomendou mil exemplares" e lançou durante a feira a luminária "Lift". Leve, ela desliza numa haste que apenas se apóia na parede e no chão. A fonte luminosa pode ser colocada em várias alturas, de acordo com o necessidade do momento.

 

 

Também no estande da Lumini as luminárias "Viva", de André Wagner e "Luna" e "Led it Be", de Prado.

O cenário de Crescenti usou cadeiras "Paulistano' para o ambiente com uma parede coberta pelas simpáticas "Led it Be".

 

Mara Gama às 04h18

Iluminação em debate

Para abordar o uso de novas fontes luminosas e do lighting design, esta 25 edição da Euroluce, um dos salões de design que começou no dia 22 de abril e termina hoje aqui em Milão, promoveu debates com profissionais e estudantes da área sobre "Características de um projeto de luz de qualidade" e "Cenários de inovação na iluminação".


Respeito ambiental, economia energética, bem estar visual e sensorial dos usuários e valorização expressiva dos ambientes, de acordo com o uso, são os temas que o profissional da área tem de ter em mente.


Aqui na Itália se somou um novo fator para o debate. A partir de 2011 está vetada por lei a importação, distribuição e venda de lâmpadas incandescentes. É a lâmpada mais comum, de uso em casas, ruas, estabelecimentos. O motivo é econômico. Duram pouco e consomem muito. As flourescentes compactas entram no lugar.


A lei desagrada muitos designers. Em declaração ao jornal italiano "La Repubblica", a presidente da associação de projetistas de iluminação italianos, Cinzia Ferrara, diz que o mercado deveria decidir se e quando deve abandonar o uso de uma fonte luminosa. Além do ataque à restrição legal, Ferrara afirma que as incandescentes são as únicas capazes de otimizar a iluminação das cores. Também o fato de as luzes fluorescentes possuírem mercúrio depõe contra a sua adoção em substituição às incandescentes.

 

O designer Ingo Maurer protestou em seu estande. Veja a instalação abaixo.

protesto do designer Ingo Maurer contra a lei que proibirá a partir de 2011 as lâmpadas incandescentes na Itália

camisinhas para lâmpadas, criação de Ingo Maurer

Mara Gama às 03h55

26/04/2009

Encanto das luzes


O Euroluce, salão dedicado à iluminação, exerce um fascínio diferente no público. As novas tecnologias de iluminação, os leds, tecidos hi tech, materiais ultraleves e muito moldáveis convidam ao passeio e à experimentação. 

lágrimas de pescador, de Ingo Maurer

Também é uma área de cenografia caprichada,  teatral. Para mostrar os efeitos variados dos produtos, são criados ambientes escuros de diversos tipos, labirtinos, cenários, e isso proporciona sensação de imersão no mundo das novas luzes.

luminária de Marco Merendi usa arquitetura de Niemeyer como cenário

parede pintada para mostrar iluminação de piso no estande

Mara Gama às 17h49

Salões para o público

 Hoje a entrada foi liberada para o público nos salões de design em Milão.

Nos demais dias, a entrada é reservada aos profissionais da área ou comerciantes, com cobrança de ingresso. Apenas o salão Satélite, que é o espaço de exposição dos estudantes e novos estúdios, tem entrada liberada todos os dias.

Os salões de mobiliário, complementos, iluminação e o salão satélite receberiam hoje, segundo a estimativa dos organizadores do evento, 30 mil pessoas, de acordo com reportagem publicada neste domingo no "Corriere della Sera".

O jornal também divulga que o número de visitantes dos salões foi de 226.265 nos primeiros quatro dias.  Em 2008, o público total dos salões, nos seis dias, foi de 348.452 pessoas.

 

Mara Gama às 17h40
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Mara Gama é jornalista com especialização em design.

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