10/09/2009

Experimenta Design Lisboa 2009

Até 8 de novembro acontece em Lisboa a Experimenta Design, definida pelos organizadores como uma bienal dedicada ao design, arquitetura e criatividade, numa plataforma dinâmica, que promove discussão e reflexão. O evento se desenvolve em vários pontos da cidade.

O tema deste ano é "It´s About Time' e brinca com os dois sentidos da frase: ser sobre o tempo e ser já tempo de ...

Segundo a curadora geral da Experimenta, Guta Moura Guedes, na apresentação da mostra para a imprensa, ontem, 9 de setembro, a crise econômica internacional, que teve seu pico em 2008, impulsionou várias das perguntas que a bienal procura amplificar e trazer à tona.

"Num mundo à beira do colapso ambiental e financeiro, existe uma necessidade premente de agir. Mas será que pensamos antes de agir? Está na hora de concentrar esforços numa reflexão madura e numa estratégia consistente", escreveu o grupo curatorial no jornal de apresentação da Experimenta.

E, numa perspectiva mais ampla, prossegue o texto: "Como podem os criadores contemporâneos reconciliar a velocidade do nosso cotidiano com a necessidade de reflexão? É possível desenvolver um conceito de "design baseado no tempo"? Idéias-chaves dessa problemática estão intimamente ligadas às questões de tempo e urgência: improvisação, networking, partilha e desenvolvimento paralelo".

A semana inaugural, de 9 a 13 de setembro, tem uma programação itensa de palestras, debates, conferências e aberturas de exposições.

Nesta edição, algumas obras realizadas durante a mostra ficarão para a cidade, como é o caso do projeto da requalificação urbana do Jardim dos Santos, processo que durou 8 meses, foi realizado por uma equipe multidisciplinar e foi financiado pela Experimenta.

Exposições como o "Action for Age", que enfoca desafios e oportunidades para o design face ao envelhecimento da população, e "Efeito D", design para a diferença, em prol de uma associação especializada em crianças com Síndrome de Down, em que designers de vários países foram convidados a desenhar objetos singulares na sua concepção pessoal de código genético, integram o variado programa. 
 

"Action for Age" é um programa binacional, iniciativa da RSA, Royal Society for the Ecouragement of Arts, Manufactuers and Commerce de Londres. O projeto envolveu estudantes de design portugueses e britânicos e os resultados serão apresentados na exposição, que abre dia 12.

 

Mara Gama às 11h51
Veja todos os posts
Perfil

Mara Gama é jornalista com especialização em design.

Perfil