22/06/2010

Museu do Amanhã

 

Com orçamento de R$ 130 milhões e início das obras previsto para 2011, foi apresentado na última segunda-feira, 21 de junho, no Rio, o projeto do Museu do Amanhã, criado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava para o pier da Praça Mauá, na zona do porto no Rio.

 

 

 

O projeto indica 12,5 mil metros quadrados de área construída. A estrutura articulada e horizontal do museu deve permitir captação de energia solar e uso de iluminação natural.

 

O edifício deve ficar pronto no segundo semestre de 2012.

Mara Gama às 17h36

21/06/2010

Energia solar

casa de bambu - foto inhabitat

Começou no fim de semana passado em Madri, Espanha, a 2010 Solar Decathlon Europe, concurso internacional para projetos ecologicamente corretos e eficientes no uso de energia solar.


São 17 equipes concorrentes, a maior parte ligadas a universidades, e os critérios de avaliação incluem minimização do uso de energia, inovação de arquitetura e engenharia construtiva e sustentabilidade. O objetivo é construir a casa mais barata e econômica.


A FabLab House, do Instituto Avançado de Arquitetura da Catalunha (IAAC) é um dos projetos concorrentes.

 

Fab Lab House - fotos IAAC

A casa tem 75 metros quadrados, comporta até quatro pessoas e sua estrutura de madeira permite a montagem em 15 dias.

A casa de bambu da Tonji University, de Xangai, tem quarto e sala, um jardim interno, controle de umidade e temperatura.

 

 


A IKAROS House, da Universidade de Ciências Aplicadas de Rosenheim, Alemanha, tem um painel de shades e o sistema de energia é capaz de gerar quatro vezes o consumo médio da casa.

Mara Gama às 21h56
Veja todos os posts
Perfil

Mara Gama é jornalista com especialização em design.

Perfil