12/01/2011

Robôs da Troyart são estrelas de mostra de arte postal no MuBE em São Paulo

robô de Glauco Diógenes

 

Mais de 350 robôs pequeninos -cerca de 20 centímetros de altura- e com as mais diferentes caras, roupas, estilos e ornamentos, provenientes dos quatro cantos do mundo, invadem o Museu da Escultura de São Paulo a partir desta sexta, 14 de janeiro.

Eles são a materialização da mostra Troyart Internacional, que vem sendo organizada pela internet desde agosto de 2010 e ocupará uma sala do museu paulista até o fim do mês de janeiro.

A curadora, Angela Ferrara, organizou o esquema. Convidou os designers Nelson Schiesari e Roberto Stelzer, criadores da fábrica criativa Troyart, e pais dos robôs, para fornecerem o suporte da arte postal.

 

o robô de Roberto Stelzer, criador dos objetos da Troyart

A Troyart cedeu à organização da mostra kits de montar de seus três modelos de robôs de papel que estão no “Livro Branco n1”, que estava saindo do forno na ocasião (o livro foi lançado em setembro).

A idéia e o chamado foram difundidos pelo blog http://toymube.blogspot.com/ e pelas redes sociais para artistas de arte postal e demais conectados: os interessados poderiam se inscrever para receber seus kits e manuais de montagem pelo correio (ou apanharem no MuBE, no caso dos inscritos de São Paulo) e montar seus robôs da maneira que quisessem.

 

robô de Regina de Barros

O blog foi recebendo desde então as fotos e vídeos dos projetos. Algumas das imagens que você vê aqui foram extraídas de lá.

FRIDOCA ROBÓTICA | MAKING OF by atelier Saramello from SARAMELLO on Vimeo.


Os robôs modificados e recriados pelos participantes foram então enviados ao MuBE para a exposição que abre na sexta. Para quem gostar da idéia e quiser entrar na brincadeira, nos dias 15, 22 e 29 haverá workshops gratuitos das 14h as 17h com os designers da Troyart. Eles vão usar os mesmos robôs do livro e da exposição junto com o público. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail karen_studio@hotmail.com.

O “Livro Branco n1” está à venda nas Livrarias da Vila, Cultura, e na loja HocDie Design, que fica na Peixoto Gomide, 1887, Jardins, São Paulo.

 

Uma entrevista com a trajetória da Troyart dada pelo designer Roberto Stelzer para o site da Livraria Cultura pode ser lida aqui e o vídeo segue abaixo.

 


Exposição Troyart
Local:
MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – Sala Pinacoteca  
Endereço: Rua Alemanha, 221, Jd.Europa
Aberto ao público:
de 15 a 30 de janeiro de 2011 (Abertura oficial na sexta-feira, 14/01, às 19 horas)
Horário: de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Informações:
(11) 2594-2601 / www.mube.art.br

 

Mara Gama às 23h37
Veja todos os posts
Perfil

Mara Gama é jornalista com especialização em design.

Perfil