19/05/2011

Amsterdã discute impacto do design nos dias 26 e 27 de maio

Durante dois dias, profissionais, pesquisadores e palestrantes das disciplinas do amplo espectro do design - da arquitetura ao design de produto, do design gráfico ao design de moda - se encontram em Amsterdã , Holanda, para um fórum internacional de debates.

Em pauta, o valor e o papel do design na solução de problemas reais e nos desafios de projetos, estratégias e alternativas para o futuro.

A ideia é mostrar que o design é mais que moda passageira, revestimento que embeleza, tratamento superficial da forma. O design tem função social e técnica e pode mudar, melhorar, renovar, inspirar, envolver, romper, ajudar e solucionar.

A conferência What Design Can Do vai reunir 22 palestrantes, entre os quais Deyan Sudjic, diretor do London Design Museum, Oliviero Toscani, fotógrafo e diretor de arte da Benetton, a jornalista e crítica de design Adélia Borges, curadora da Bienal Brasileira de Design em 2010, e a designer Paula Dib, do estúdio Trans.forma. 
 
Em Design não deve se tornar um esperanto, o título provocativo da palestra, Adélia Borges defende que o design pode fortalecer as expressões culturais locais no cenário contemporâneo.

A designer Paula Dib vai relatar experiências de colaboração entre artesãos e designers em projetos comunitários no Brasil e discutir o conceito de autoria.

Mara Gama às 20h33
Veja todos os posts
Perfil

Mara Gama é jornalista com especialização em design.

Perfil