18/06/2011

Luz no salão

 

Salão Design São Paulo reúne peças únicas ou de tiragem limitada a 150 exemplares de 20 galerias e lojas.

A amostragem de luminárias chama a atenção.

Da delicada peça cinética de Antonio Bernardo, revestida em ouro, até a luminária de Mana Bernardes, feita com um aro de compensado, gabarito de lantejoulas e leds (detalhe acima), dá para ver que o design brasileiro de Luz tem um espectro amplo.

Antonio Bernardo ampliou a escala de seu trabalho mais conhecido, como designer de jóias, e fez sete exemplares da luminária 360 para a Lumini.

Antonio Bernardo para Lumini

A Bertolluci produziu para o salão uma coleção limitada com 10 peças de cada modelo. São peças que já existiam, fizeram parte das coleções de 2008 e 2011, mas foram relançadas com acabamentos novos. A seleção de designers é formada por Gloria Coelho, Claudia Moreira Salles, Camila Sarpi e Guto Requena e Maurício Arruda.

3D Luxo,  Estrutura de alumínio difusor de policarbonato com acabamento texturizado com aparência semelhante a de papel arroz, de Gloria Coelho para Bertolucci

 

Cantante, com estrutura de cobre polido e refletor de cobre rosa, de Claudia Moreira Salles para Bertolucci

 

A Siricutico funciona como arandela ou luminária de mesa, em pinus e haste em latão. De Mauricio Arruda e Guto Requena para Bertolucci

 

Luminária de Mana Bernardes, tem 3 tamanhos possíveis, um deles oval e dois outros circulares, tiragem de 50 peças, para a Mini Loft 

 

Cine, de Camila Sarpi,  de alumínio polido e madeira cedro, para Bertolucci

Mara Gama às 10h59

Hoje é dia de Pecha Kucha no Salão Design São Paulo

 

No sábado, 18, a atração do Salão Design será o Pecha Kucha, rodada de  apresentações rápidas de projetos e trabalhos pelos próprios autores. Cada um aprsenta seu trabalho com imagens e o público pode fazer perguntas. Os designers convidados são Adriana Adam, Baba Vacaro, Claudia Moreira Salles, Fernando Mendes, Fernando Prado, Guto Lacaz, Jum Nakao, Marcelo Rosenbaum, Marko Brajovic e Renato Imbroisi.

O Pecha Kucha será as 18h na Praça dos Encontros (Subsolo) da Oca. A julgar pelos encontros de design feitos no mesmo local nos dias anteriores do Salão, vale a pena chegar mais cedo para reservar um lugar. 

Dezessete galerias brasileiras e a portuguesa Cristina Guerra, de Lisboa, participam deste primeiro Salão Design São Paulo, com peças de mobiliário, iluminação e objetos de interiores. As brasileiras são Luisa Strina, Passado Composto, Firma Casa, Ovo, Baró/Amor de Madre, Zanini de Zanini, Bertolucci, Allê Design por Marton, Aria Joalheiros, Artemobilia Galeria, Arterix - Marcos Sancovsky, Collectors Séc. XX, DOÏZ, Estúdio Claudia Moreira Salles, Lumini, Mendes Wood, MiniloftGood Design Photo and Design Gallery, Modernariato Bruno Musatti / João Pedrosa, Thomaz Saavedra Escritório de Arte.

 

Além dos estandes das galerias, ficam até dia 19 na Oca as exposições de vencedores e finalistas do Top XXI, uma retrospectiva dos Campana intitulada De Fio a Fio e uma mostra de trabalhos dos designers Maurizio Gallante e Tal Lancman.


 

 

Mara Gama às 09h55

Top XXI anuncia vencedores

medidor de macarrão 

A revista Arc Design anunciou na noite de quinta, 16 de junho, no Salão Design São Paulo, os vencedores da terceira edição do Top XXI – Design Brasil.

O empresário Oskar Metsavah recebeu troféu especial pelos projetos com foco na sustentabilidade que viabiliza por meio do Instituto e. 

Os 12 Oscarzinhos do Top XXI foram distribuídos da seguinte forma

Mobiliário - Poltrona Temes, Coleção Vira-Lata - Leonardo Lattavo e Pedro Moog, RJ

Luminária - Cappello - Tina Moura e Lui Lo Pumo, RS

Equipamento Doméstico - Dosador de espaguete Pazzo - Pedro Braga Leitão e Marcelo Lobo Barroca, RJ , e  Torneira Twin - Ana Lúcia L. P. Orlovitz e Luiz M. Morales (Deca), SP

Acessório de Moda  - Echarpes e Colares de Renata Meirelles, SP

Sustentabilidade - Design Útil - Marcelo Rosenbaum, SP

Embalagem - Cápsula - Mana Bernardes, RJ

Inovação - Projeto FIAT MIO, processo de Desenvolvimento - Centro de Estilo FIAT Brasil, MG

Conceitos - Série Topomoforses - Heloisa Crocco, RS

Novos Talentos - Ház Design – Fernando Oliveira e Saulo Szabó, SP

Destaque Profissional - Fred Gelli, RJ

Destaque Empresa FIAT

Apoio ao Design Brasileiro Centro de Design Paraná, PR e Sindmóveis, RS 

 

embalagem de Mana Bernardes

 

Mesa da dupla Saulo Szabó e Fernando Oliveira, prêmio de Jovens Talentos

Programação do Salão Design São Paulo

18 de junho

16h – Oficina com Mana Bernardes

18h – Pecha Kucha com designers brasileiros

19 de junho

15h - Palestra com Mana Bernardes

16h – Oficina com Mana Bernardes

 

Onde: Oca - Parque Ibirapuera – av. Pedro Alvares Cabral, s/n, portões 1 (pedestres) e 3 (carros), São Paulo

Quando: até 19 de junho de 2011, das 12h as 20h


 

Mara Gama às 09h47
Veja todos os posts
Perfil

Mara Gama é jornalista com especialização em design.

Perfil