20/11/2011

Edição comemorativa do Prêmio Museu da Casa Brasileira

 

O prêmio Museu da Casa Brasileira comemora 25 anos e apresenta os vencedores da última edição esta terça, 22 de novembro, 19h30, na sede do museu.

Foram 810 inscritos entre produtos e trabalhos escritos este ano. Os concorrentes foram analisados pelas comissões coordenadas pelo designer e professor Giorgio Giorgi. 

No dia 22, serão conhecidos os concorrentes que terão inscrição gratuita no iF Product Design Award 2013 e será sorteada entre premiados e finalistas uma bolsa de estudos na Itália.

Como parte das comemorações do aniversário de 25 anos, foi montada uma mostra retrospectiva de todos os cartazes da história do prêmio. Também foi preparada uma instalação interativa com a linha do tempo da premiação.

O catálogo “21 - 25º Prêmio Design MCB”, coordenado por Caroline Franco, com pesquisa de Fernanda Grisolia e Marcelo Sarmento e projeto gráfico de Didiana Prata, será distribuído na abertura da mostra.

Mirian Lerner, diretora geral, e Giancarlo Latorraca, diretor técnico do museu, observam que a premiação vive um processo de reflexão frente às novas realidades, em que o design ganha papel de destaque na busca de soluções que possam atender às necessidades humanas em grande escala e no debate sobre o esgotamento dos recursos naturais.  `Caminha rumo ao olhar para a adequada utilização das matérias-primas, energias e materiais de reuso e à incorporação da atuação interdisciplinar exigida dos profissionais no cenário atual`.

No texto que apresenta o catálogo, Giorgio Giorgi comenta o que considera eixos de atração que nortearam projetos nos últimos cinco anos, entre eles o resgate de referências culturais dos mestres da profissão, o senso de humor experimentação tipológica; a exploração das possibilidades de diálogo com aspectos da sensibilidade contemporânea, a investigação nos materiais e processos produtivos; a recorrência à matriz artesanal, o rigor do desenho e a engenhosidade do desenvolvimento. Segundo ele, nos últimos anos, a ampliação do consumo que se verifica no país abre portas para a incorporação de materiais e processos produtivos mais condizentes com o incremento de escala na produção. 

 

Giorgi considera, porém, que a questão ambiental não tem recebido propostas de consistência no âmbito do prêmio.

A exposição fica até 15 de janeiro de 2012.

O MCB fica na av. brigadeiro Faria Lima, 2.705, São Paulo.

Mara Gama às 11h59

Expedição Design está no mar

imagem da saída de Lisboa, no sábado 19 foto Aalto on Waves

passaporte com selo, cronograma da viagem, reais e uma escova de dentes imagem Aalto on Waves

 

Está no mar, cruzando o Atlântico, uma expedição de universitários da Aalto University, da Finlândia, em direção ao Brasil. A Aalto University, situada em Helsinque, é uma plataforma de estudos que funde os institutos de Tecnologia, Economia, Arte e Design.

O nome homenageia o mais importante arquiteto finlandês Alvar Aalto (1898-1976).  

A expedição Aalto on Waves deve chegar a Recife no dia 27 de novembro. Na sequência, passa por Salvador, Rio e São Paulo. Eles partiram no dia 19 de novembro, de navio, do porto de Lisboa.

Durante a viagem, o grupo terá workshops e conferências sobre design, empreendedorismo e marketing, aulas de português e atividades sobre o Brasil.


post its dos estudantes com desejos sobre a viagem, imagem Aalto on Waves

No Rio e em São Paulo, a agenda inclui encontros com universidades para debates e participação em projetos de design voltados para o desenvolvimento social.


organizadores da viagem

A expedição também divulga por aqui o Helsinque  World Design Capital 2012, série de eventos que tomará a capital finlandesa em 2012, com uma programação extensa de mostras históricas, seminários e operações urbanas.

Escrevi uma matéria para o UOL sobre o tema, que pode ser lida aqui.

 

 

Mara Gama às 10h31
Veja todos os posts
Perfil

Mara Gama é jornalista com especialização em design.

Perfil